Secretário-geral da OEA aplaude ação de Obama para controlar armas

Washington, 6 Jan 2016 (AFP) - O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, comemorou nesta quarta-feira as medidas promovidas pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para aumentar o controle sobre a venda de armas, uma iniciativa que ele descreveu como "corajosa".

"Corajosa iniciativa @POTUS (presidente dos Estados Unidos) para controlar o porte de armas, reduzir a violência e a insegurança são uma prioridade", tuitou Almagro.

Obama fez um apelo dramático na terça-feira sobre a "urgência" de atuar para pôr fim a uma tragédia que mata milhares de pessoas todos os anos.

Com lágrimas no rosto, enquanto recordava as crianças mortas a tiros em uma escola primária em Sandy Hook, Connecticut, em dezembro de 2012, o presidente anunciou um pacote de decretos sobre o controle de armas.

As medidas incluem a ampliação da verificação de antecedentes criminais para obter licenças de venda, bem como ajuda para os doentes mentais e investimento em novas tecnologias para aumentar a segurança de armas de fogo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos