Estado Islâmico reivindica ataque contra ônibus turístico no Egito

Cairo, 8 Jan 2016 (AFP) - O grupo Estado Islâmico (EI) reivindicou nesta sexta-feira um ataque ocorrido na quinta no Egito contra um ônibus de turistas israelenses perto de um hotel do Cairo, um atentado descrito pelas autoridades como um ato de vandalismo que não fez vítimas.

O EI afirma em um comunicado divulgado nas redes sociais que fez "mortos e feridos entre os judeus e as forças de segurança" em um ataque visando na quinta-feira "um ônibus de turismo transportando judeus".

As autoridades, no entanto, não relataram vítimas, acrescentando que os turistas, árabes israelenses, estavam dentro do hotel no momento do ataque.

O ministério do Interior explicou em um comunicado que "desconhecidos se reuniram perto do hotel Trois Pyramides e, passado em frente ao estabelecimento, lançaram foguetes e dispararam balas de chumbinho contra a polícia que respondeu".

O ministério informou de danos ao ônibus e a detenção de pelo menos um dos atacantes.

Um funcionário do hotel, Yasser Fakhreddin, disse à AFP que "um grupo de 15 ou 20 jovens manifestantes usando máscaras lançou foguetes contra a fachada de vidro do estabelecimento, bem como nas janelas de um ônibus vazio que esperava para o transporte de turistas árabes israelenses".

De acordo com um fotógrafo da AFP no local, parte da fachada de vidro do hotel e algumas das janelas do ônibus foram quebradas.

O EI afirma em seu comunicado que seus "combatentes" estavam equipados com "armas leves".

O Egito é palco de ataques desde que o exército depôs o presidente islâmico Mohamed Mursi em 2013, mas estes visam principalmente as forças de segurança e são reivindicados por grupos jihadistas que dizem agir em retaliação pela repressão dos pró-Mursi.

se-tgg/jri/mr

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos