Atriz mexicana e 'El Chapo' trocavam mensagens amorosas

Na Cidade do México

  • Matt Sayles/AP

    A atriz mexicana Kate del Castillo

    A atriz mexicana Kate del Castillo

O chefão do narcotráfico Joaquín "El Chapo" Guzmán e a atriz mexicana Kate Del Castillo trocaram mensagens por telefone que revelam a admiração mútua e o sonho da artista em conhecer o narcotraficante, revela a imprensa local nesta quarta-feira (13).

Del Castillo, uma famosa atriz de novela que havia elogiado "El Chapo" em uma carta aberta em 2012, foi a gestora de uma reunião polêmica de Guzmán com o ator americano Sean Penn no último 2 de outubro, três meses antes da nova detenção do narcotraficante.

"Levarei minha tequila para compartilhar contigo; é um sonho que quero realizar", escreveu Del Castillo algumas semanas antes de se reunir com ele.

Guzmán, casado com uma jovem misse e pai de várias crianças, se dirigia à atriz como "a mais bela" do mundo e confessou após o primeiro encontro: "sei que vai ficar à vontade, vou cuidar de você mais do que dos meus olhos".

As conversas entre a atriz e o chefão, interceptadas pelas autoridades mexicanas, foram publicadas pelo jornal Milenio, junto a mensagens entre Guzmán e seus advogados.

Duas fontes federais confirmaram à AFP a autenticidade dos diálogos publicados.

Na noite desta quarta-feira, Del Castillo reagiu afirmando que trata-se apenas de uma "história falsa".

"Como era de se esperar, muitos decidiram manipular a informação e fabricar histórias falsas para nos distrair do verdadeiro tema", escreveu a atriz no Twitter. "Em breve contarei minha versão".

Segundo o jornal, as mensagens mostram como o tom da relação foi se tornando mais íntimo desde o encontro que tiveram no dia 2 de outubro, em um lugar não identificado no México, onde "El Chapo" se escondia após fugir de uma prisão de segurança máxima, no dia 11 de julho de 2015.

"Eu sei que você sabe quem eu sou, não só como pessoa pública, mas como mulher", disse-lhe Del Castillo, uma atriz de 43 anos que mora em Los Angeles, depois de haver confessado ao barão que se sentia "protegida pela primeira vez".

A mexicana protagonizou a popular novela "La Reina del Sur", que narra a vida de uma chefe do narcotráfico mexicano.

As conversas entre os dois tiveram início em setembro, depois que Guzmán lhe enviou um smartphone através de seus advogados, ordenando que fosse "rosa ou prateado".

No dia 10 de outubro, após uma reunião de sete horas com Sean Penn no esconderijo, a atriz ouviu seu primeiro "eu te amo" na hora de se despedir do narcotraficante.

"Não durmo muito desde que te vi, estou emocionada com nossa história. É a única coisa que eu penso", respondeu a atriz que, na lista de contatos de "El Chapo", está identificada como "Ermoza" (Bonita, em espanhol informal).

Segundo autoridades mexicanas, a relação entre Del Castillo e Sean Penn com Guzmán teria como finalidade a produção de um filme biográfico do barão do narcotráfico.

A obsessão de "El Chapo" de se encontrar novamente com Del Castillo foi um dos fatores que permitiram sua prisão, na cidade de Los Mochis, segundo um funcionário do governo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos