Topo

Bebê panda gigante é apresentado ao público nos EUA

Em Washington

16/01/2016 15h58

A poucos dias de comemorar cinco meses, Bei Bei, o bebê panda gigante do jardim zoológico de Washington deu neste sábado seus primeiros passos em público - diante de dezenas de pessoas que esperaram pacientemente a abertura das portas.

O plantígrado preto e branco nascido em 22 de agosto não tinha sido visto ao vivo até agora, somente através da "Panda Cam", que permitiu que milhões de pessoas no mundo todo assistissem o ursinho brincando com a mãe, Mei Xiang, ou vissem momento-chave, como quando abriu olhos ou ficou de pé pela primeira vez.

Um longa fila foi formada nos arredores do zoológico, composta por uma legião de pacientes entusiastas do bichinho - muitos deles munidos de gorros, casacos, luvas, óculos e até echarpes com o desenho de Bei Bei.

Para proteger a pequena bola de pelos em seu habitat insonorizado, os visitantes foram divididos em grupos de 50 pessoas que podiam ficar por dez minutos no local de onde podiam vê-lo através de uma barreira de vidro.

Alguns, emocionados, não duvidavam em voltar pra fila de espera para realizar uma ou várias outras visitas.

Os cuidadores têm gradualmente acostumado o bebê panda à presença humana, juntando pequenos grupos de funcionários do jardim zoológico ou os jornalistas no local.

No final de setembro foi visitado pelas primeiras-damas da China, Peng Liyuan, e dos Estados Unidos, Michelle Obama, que revelaram na ocasião o nome do urso: Bei Bei, que em mandarim significa "bonito".

Como seus irmãos Bao Bao e Tai Shan, Bei Bei será enviado para a China quando completar quatro anos. Seus pais, Tian Tian e Mei Xian, permanecerão em Washington pelo menos até 2020, segundo um acordo recentemente assinado.