Trump acusa Cruz de fraude em Iowa e pede nova votação

Em Nova York

  • Jim Watson/AFP

    Donald Trump perde em Iowa

    Donald Trump perde em Iowa

Donald Trump acusou nesta quarta-feira (3) seu rival na corrida republicana à Casa Branca, Ted Cruz, de roubar a vitória no caucus em Iowa, pedindo nova votação ou sua vitória anulada.

Trump fez acusações no Twitter dizendo a seus quase 6 milhões de seguidores que o senador do Texas, Ted Cruz, cometeu fraude e mentiu para seus eleitores.

"Ted Cruz não ganhou em Iowa, ele roubou. É por isso que as pesquisas estavam tão erradas e porque ele ganhou muito mais votos que o esperado. Mau!", escreveu Trump.

Ele criticou Cruz por ter feito um pronunciamento dizendo que um candidato, o neurocirurgião Ben Carson, estava deixando a corrida, e acusou Cruz de mentir para milhares de eleitores sobre a política de Trump.


"Baseado na fraude cometida pelo senador Ted Cruz durante o caucus em Iowa, uma nova votação deve ser realizada ou os resultados de Cruz anulados", declarou Trump.

As acusações, interpretadas pelos críticos como uma tentativa de monopolizar os holofotes da mídia, contrastam com seu gracioso discurso de concessão na segunda-feira (1º) em Iowa, dizendo que ele estava "honrado" em terminar em segundo lugar.

Seus votos --pouco mais de 24%, no segundo lugar depois de Cruz e na frente do senador Marco Rubio-- na primeira votação após meses de vasta cobertura midiática levantam sérias questões sobre se o exibicionismo é uma estratégia vencedora.

Um segundo soluço, nas primárias de New Hampshire na terça-feira (9), seria um desastre político para o bilionário.

Cruz ganhou 27,7% dos votos no caucus republicano em Iowa, destacando sua reivindicação para ser o novo porta-estandarte do direito.

Eleições presidenciais dos eua: entenda as primárias e a votação

  •  

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos