Topo

Os 'novos ricos' começam a aparecer em Cuba

La Fontana é o restaurante "da moda" no oeste da capital Havana - Yamil Lage/AFP
La Fontana é o restaurante 'da moda' no oeste da capital Havana Imagem: Yamil Lage/AFP

Em Havana

16/02/2016 16h49

Em Cuba, a abertura da economia aos negócios privados permitiu o florescimento de uma classe mais abastada, que começa a chamar a atenção em um país onde os símbolos extremos de riqueza estiveram reservados por anos a um punhado de privilegiados.

Eddy Relova, 23, exibe um boné de beisebol e um cordão grosso de ouro no pescoço, enquanto se senta confortavelmente no "paladar" (restaurante) de um elegante bairro de Havana, com sua companheira, Valentina, e seu bebê de nove meses.

Neste pequeno restaurante administrado por funcionários autônomos onde se paga em CUC, o peso conversível reservado às casas de câmbio mais exclusivas da ilha, o jovem explica que não poderia pagar por esta comida se não vendesse joias fora do sistema estatal, que ainda concentra 80% da atividade econômica do país.

"Não se pode ir a lugar algum com o trabalho estatal", assegura Relova, que, antes de se dedicar à sua ocupação atual, ganhava a vida no varejo informal da rua (compra e venda de qualquer mercadoria).

Garçonete serve café e sobremesas no Café Laurent - Yamil Lage/AFP - Yamil Lage/AFP
Garçonete serve café e sobremesas no Café Laurent, restaurante chique em Havana
Imagem: Yamil Lage/AFP

Até pouco tempo, somente uma pequena elite composta por militares, dirigentes de empresas estatais, trabalhadores do setor turístico e artistas podiam se dar ao luxo de ostentar suas riquezas, como carro e roupas de marca.

Mas hoje, uma nova classe endinheirada frequenta os restaurantes e bares em alta dos bairros "chiques" da capital cubana, destacado-se entre elegantes diplomatas e homens de negócios.

Isto "ficou muito mais evidente nos últimos quatro ou cinco anos, impulsionado com a abertura" do trabalho autônomo, explica à AFP a socióloga Daybell Pañellas, autora de uma série de estudos sobre esse assunto.

Ernesto Blanco é dono do restaurante "La Fontana" - Yamil Lage/AFP - Yamil Lage/AFP
Ernesto Blanco é dono do restaurante "La Fontana", que recebeu, recentemente, Rihanna
Imagem: Yamil Lage/AFP

Viagens, 'paladares' e joias

"A cada dia vemos mais cubanos consumindo (...). Há mais pessoas que exercem atividades econômicas por conta própria e imagino que isso lhes dê a possibilidade de poder consumir em lugares como este", declara Ernesto Blanco, 47, proprietário de "La Fontana", o restaurante da moda no oeste da capital, que recebeu, recentemente, a cantora pop Rihanna.

Com sua abertura sem precedentes à iniciativa privada, as reformas lançadas por Raúl Castro em 2008 permitiram que alguns cubanos aumentassem suas rendas.

Entre eles, são os donos de restaurantes, mecânicos, proprietários de casas de aluguel e empreendedores do setor da construção os que obtêm mais lucro, acrescenta Pañellas.

"O fato de ter seu próprio negócio te possibilita um ganho muito diferente do cubano normal. O restaurante nos permitiu viver de forma muito mais confortável", afirma Blanco.

Contudo, prefere não dar detalhes sobre sua renda, uma vez que o pudor continua sendo a norma no país da igualdade social.

Raúl, taxista autônomo de 36 anos, admite que este trabalho "melhorou um pouco a vida" e lhe "permite consumir coisas um pouco mais caras" e viajar mais.

Sentado em um "paladar" com sua mulher, cujos movimentos fazem tilintar suas inúmeras pulseiras de ouro, o taxista também resiste em detalhar seu nível de vida.

Família cubana almoça em restaurante "da moda" em Havana - Yamil Lage/AFP - Yamil Lage/AFP
Família cubana almoça em restaurante "da moda" em Havana
Imagem: Yamil Lage/AFP

Compras às escondidas

"Em Cuba, ser rico não é o modelo, e, na população, ter dinheiro ainda é algo estigmatizado", com a notável exceção dos artistas, afirma Pañellas.

Por exemplo, aponta a especialista, alguns esperam o cair da noite para tirar suas compras da mala do carro, de modo a não se expor à inveja de seus vizinhos ou aos apelos que o constrangimento torna difícil recusar.

A falta de estatísticas impossibilita definir o perfil dos "novos ricos", uma vez que, junto àqueles que são autônomos, começam a aparecer elementos do mercado negro, os exilados que regressam (como os autorizados pelo governo em 2013) e os cubanos que se beneficiam de envios substanciais de dinheiro do exterior.

Garçonetes preparam mesa de restaurante chique em Havana - Yamil Lage/AFP - Yamil Lage/AFP
Garçonetes preparam mesa de restaurante chique em Havana
Imagem: Yamil Lage/AFP

Embora seu alcance seja limitado e seus níveis de riqueza ainda estejam longe dos padrões daqueles mais ricos na América Latina, a chegada desta nova classe sustenta a questão de uma eventual crise de valores nesta ilha comunista, onde a média salarial não supera os US$ 20 ao mês.

"Nós ainda não perdemos nossa solidariedade, nossos valores sociais", porém cada vez "mais pessoas constatam que, sem dinheiro, muitos acessos estão limitados. Isto é ambivalente", admite Pañellas.

José Raúl Colomé, proprietário do restaurante privado "Starbien", localizado no bairro de Vedado, próximo ao centro de Havana, e que recebe diariamente 120 clientes, joga a carta da solidariedade em sua vizinhança para evitar inimizades e cobiça.

"O que fazemos é ajudar os vizinhos na medida do possível, de maneira que o impacto não seja negativo", explica o homem à AFP.

Quanto aos eventuais pedintes, Colomé disse que lhes oferece um emprego, quando é possível.