Topo

Vulcão de Fogo da Guatemala inicia nova fase eruptiva

01/03/2016 16h48

Cidade da Guatemala, 1 Mar 2016 (AFP) - O vulcão de Fogo, localizado a 45 km a sudoeste da capital guatemalteca, lançou nesta terça-feira colunas de lavas incandescentes e cinzas em cinco povoados das redondezas, ao iniciar uma nova fase de erupções - informou o organismo de proteção civil.

"O vulcão apresenta um aumento de sua atividade, entrando esta manhã em fase de erupção com constantes explosões e coluna de cinzas que chega a 5.2000 metros acima do nível do mar", disse em coletiva de imprensa o porta-voz da Coodernadoria para a Redução de Desastres (Conred), David de León.

O funcionário disse que se observa um fluxo de lava de 600 metros, segundo o boletim especial do Instituto de Vulcanologia, ligado à Conred.

Ele disse que a coluna de cinzas do colosso de 3.763 metros acima do mar viaja 20 km para o sudoeste e oeste.

O porta-voz comentou que as explosões geradas pelo vulcão de Fogo são acompanhadas de rumores constantes entre moderados e fortes.

Esta é a quarta fase eruptiva registrada este ano pelo vulcão, localizado entre o departamento do sudoeste de Chimaltenango, Escuintla e Sacatepéquez.