Topo

Com 7 anos de atraso, estação de trem mais cara do mundo é inaugurada em NY

Frank Franklin II/AP
Imagem: Frank Franklin II/AP

Em Nova York

03/03/2016 22h25

A estação de trens do World Trade Center (WTC) em Nova York abriu suas portas nesta quinta-feira (3), um projeto que levou 12 anos para se concretizar e se tornou o mais caro do mundo.

O arquiteto espanhol Santiago Calatrava inaugurou a estação afirmando que trata-se de uma "mensagem de amor" para a cidade. Calatrava cortou a fita na entrada do Oculus, o emblemático e gigantesco salão que domina a estação.

"É um grande momento", disse Calatrava em inglês. "Espero que os nova-iorquinos apreciem e aproveitem e que (...) ela se converta em uma ferramenta de revitalização do baixo Manhattan".

Vista futurista da estação World Trade Center, em Nova York - Frank Franklin II/AP - Frank Franklin II/AP
Futurista: lado de fora da estação World Trade Center, em Nova York
Imagem: Frank Franklin II/AP

Construída no entorno do local onde ficavam as Torres Gêmeas do WTC, área transformada em memorial depois dos atentados do 11 de Setembro de 2001, a estação conectará os trens suburbanos com destino a Nova Jersey (PATH) com 11 linhas de metrô.

O emblemático Oculus mede 111 metros de comprimento e é "coroado" por vigas que apontam para o céu. A ideia é evocar uma ave abrindo as asas para levantar voo.

A estação abrigará um amplo shopping, com quase 34 mil m². Lojas e restaurantes abrem as portas em agosto.

O projeto começou em 2004 e foi muito criticado por sua estética, atrasos e custo.

Inicialmente estabelecido em US$ 2 bilhões, o orçamento chegou a US$ 3,85 bilhões, segundo o escritório do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, responsável pelo projeto. Prevista para ser concluída em 2009, a obra foi entregue com sete anos de atraso.