Topo

Rã de sobrancelhas amarelas, nova espécie encontrada na Colômbia

08/03/2016 20h01

Bogotá, 8 Mar 2016 (AFP) - Uma rã terrestre de sobrancelhas amarelas que mora na cordilheira oriental da Colômbia foi identificada como nova espécie por pesquisadores do Instituto Humboldt - informou nesta terça-feira esta entidade vinculada ao ministério do Meio Ambiente.

"Uma nova rã terrestre mora nos arredores do complexo Iguaque Merchán, ao norte do município de Arcabuco (Boyacá, centro), a 'Pristimantis macrummendozai', espécie que desde agora entra para o registro do mundo científico", afirmou em comunicado esta corporação civil.

Segundo os especialistas, o novo batráquio tem dobras na pele que permitem conservar a umidade, uma coloração escura com a qual é capaz de se adaptar a áreas planas, secas e rochosas, e extremidades dianteiras que facilitam escalar e se esconder de seus predadores.

"Diferentemente de outras, a Pristimantis macrummendozai aproveita o ambiente úmido para depositar ovos na terra e assim se reproduzir, razão pela qual carecem de almofadas adesivas nas patas dianteiras, um mecanismo similar ao velcro com os quais muitas rãs macho retêm a fêmea, escorregadia, para acasalar em ambientes aquáticos", explicou o Instituto Humboldt.

A instituição salientou que com esta descoberta há 10 espécies de sapos que vivem e se reproduzem nos ambientes da alta montanha da cordilheira oriental colombiana, que reúne 16 complexos como Chingaza, Santurbán, Almorzadero, Cundinamarca, Guantiva-La Rusia, Tota-Bijagual-Mapamacha, Pisba, Cruz Verde-Sumapaz, entre outros.

"Ao que parece, a altura de 3.500 metros (acima do nível do mar) oferece as condições para a reprodução da nova espécie", disseram os especialistas.

"Globalmente, este tipo de descoberta coloca a Colômbia entre os cinco países mais diversos", disse Andres Acosta, curador de Coleções Biológicas Humboldt Institute, em comunicado.