Líder norte-coreano celebra teste com míssil submarino

  • KCNA/AFP

    A Coreia do Norte lançou neste sábado um míssil balístico de um submarino

    A Coreia do Norte lançou neste sábado um míssil balístico de um submarino

Seul, 24 Abr 2016 (AFP) - O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, celebrou o teste com "sucesso" de um míssil submarino, segundo anunciou a imprensa estatal do país neste domingo. Os norte-coreanos destacaram a capacidade do país de atacar quando desejar a Coreia do Sul e os Estados Unidos.

O ministério sul-coreano da Defesa informou no sábado que o lançamento foi aparentemente um fracasso, já que o míssil, disparado de um submarino no Mar do Japão, percorreu apenas 30 quilômetros.

O governo dos Estados Unidos ressaltou que o teste representa uma violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU e pediu ao regime comunista que não realize ações que poderiam desestabilizar ainda mais a região.

Mas a agência estatal norte-coreana KCNA insistiu que o teste, que teria sido supervisionado pessoalmente por Kim, confirmou "a confiabilidade do sistema coreano de disparo submarino".

De acordo com o jovem líder norte-coreano, citado pela agência, Pyongyang "é agora capaz de atacar quando desejar os comandantes das forças fantoches da Coreia do Sul e os imperialistas dos Estados Unidos".

KCNA/AFP
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, celebrou o teste com míssil


"Este êxito revelador representa um novo presente que os cientistas e técnicos da Defesa dão aos grandes líderes e ao partido", teria afirmado.

Pyongyang tenta há muito tempo desenvolver sua tecnologia de mísseis balísticos submarinos para poder aumentar a escala de seu programa nuclear, o que permitiria seguir além da península coreana.

O regime norte-coreano executou vários testes de mísseis balísticos submarinos que classificou disparos de sucesso, mas as afirmações foram questionadas por especialistas, que sugerem que o país ainda não superou a etapa preliminar, baseada em plataformas submersas.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos