Topo

Milhares de pessoas são evacuadas no Canadá por incêndio florestal

03/05/2016 22h49

Montreal, 4 Mai 2016 (AFP) - Autoridades canadenses emitiram na terça-feira um aviso de evacuação obrigatória para milhares de pessoas na zona sul da cidade de Fort McMurray, no norte da província de Alberta, devido a um grande incêndio florestal, intensificado pelos ventos e que se aproximava das casas.

"O incêndio avança rapidamente" em direção ao norte da cidade, e "foi declarada a evacuação obrigatória" em pelo menos dez bairros da cidade de 100.000 habitantes, segundo o alerta emitido às 15h locais (18h em Brasília) pelos serviços de emergência de Alberta.

Meia hora antes, a prefeita da cidade, Melissa Blake, pediu aos cidadãos que se aprontassem para evacuar a zona e que tivessem à mão apenas o necessário.

Por volta das 16h locais, a situação se agravou.

"Há evacuações em curso e provavelmente haverá outras", publicou Blake na sua conta de Twitter.

A prefeita também pediu à população que mantenha a calma.

"Fomos informados de que não devemos lamentar nenhum ferido, nem vítima fatal", disse a primeira-ministra de Alberta, Rachel Notley, em entrevista coletiva transmitida pela televisão.

Em imagens das emissoras, podia-se ver longas filas de veículos que se dirigiam ao norte pela autoestrada principal da cidade, em meio às chamas. A Polícia fechou essa via em direção ao sul.

Todos os habitantes dos bairros situados ao sudeste da cidade, localizados sobre o rio Clearwaterm, foram convocados a se dirigir a um abrigo localizado a 20 km dali, indicaram as autoridades.

"No total, nove aviões-tanque e dezenas de helicópteros, além de centenas de bombeiros" combatem as chamas e outros vão se somar, disse o vice-ministro da Agricultura, Bruce Mayer, encarregado dos parques.