Artista japonesa é condenada por criar objetos na forma de sua vagina

Em Tóquio

Uma artista japonesa que cria objetos inspirados na forma de sua vagina foi condenada por crime de obscenidade nesta segunda-feira no Japáo após um julgamento de grande repercussão midiática.

O tribunal do distrito de Tóquio condenou Megumi Igarashi, de 44 anos, a pagar uma multa de 400.000 ienes (3.280 euros), metade da quantia requerida.

Igarashi foi presa em julho de 2014 por tentar levantar fundos na internet para financiar a construção de um caiaque, cuja forma seria inspirada em seus órgãos genitais.

Na ocasião, ela havia publicado uma imagem 3D de sua vagina para que os internautas pudessem fazer cópias.

No Japão, onde o mercado de pornografia gera milhões de euros, são proibidas certas representações de órgãos genitais. As representações fotográficas ou fílmicas dos órgãos sexuais aparecerem borradas ou obscurecidas.

Igarashi, conhecida como Rokude Nashiko, "menina inútil", foi libertada poucos dias depois, após apresentar um recurso. Meses mais tarde, a polícia de Tóquio a prendeu novamente por espalhar esculturas de gesso "obscenas" e enviar e vender CD-ROM com os dados necessários para fabricar o molde.

Nesta segunda-feira ela foi considerada culpada por tais fatos. "Eu sou inocente, lutarei até o fim", disse a artista, anunciando que irá recorrer da sentença.

Kenya Sumi, um de seus advogados, disse que "seria lamentável que a decisão intimidasse outros artistas."

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos