Topo

Trump vence primária no estado de Washington e avança para a indicação

25/05/2016 05h49

Los Angeles, 25 Mai 2016 (AFP) - O magnata Donald Trump, único aspirante republicano na corrida presidencial americana, deu mais um passo para garantir a indicação como candidato do partido ao vencer na terça-feira a primária no estado de Washington.

A imprensa anunciou a vitória do bilionário nova-iorquino pouco depois do fim da votação.

Os primeiros resultados mostram que Trump recebeu 76% dos votos, de acordo com a secretaria do estado de Washington.

Trump é o virtual candidato republicano à presidência.

O magnata contava com 1.189 delegados antes da primária em Washington, de acordo com a CNN, apenas 48 a menos que os 1.237 necessários para garantir a nomeação.

Washington tinha 44 delegados em disputa. Assim, Trump deve superar o número necessário e garantir oficialmente a nomeação como candidato em 7 de junho, último dia das primárias republicanas, que acontecerão na Califórnia e em outros quatro estados.

Outros candidatos que abandonaram a disputa republicana, como o senador Ted Cruz, o governador de Ohio John Kasich e o neurocirurgião aposentado Ben Carson, receberam votos em Washington.

Trump, um candidato sem experiência e que lidera uma campanha que provocou uma reviravolta na política americana, será oficialmente designado candidato republicano na convenção nacional do partido em julho em Cleveland, Ohio.

Ele passou a concentrar sua campanha nas eleições gerais, com críticas pesadas a sua provável rival democrata, Hillary Clinton.

A ex-secretária de Estado rebateu os ataques, mas ainda está nas últimas etapas da disputa democrata contra o senador Bernie Sanders.