Topo

Kuczynski mantém vantagem após apuração de 99% dos votos

08/06/2016 16h00

Lima, 8 Jun 2016 (AFP) - O candidato de centro-direita Pedro Pablo Kuczynski mantinha sua pequena vantagem sobre Keiko Fujimori, após a apuração de 99,5% dos votos, o que indica sua vitória no segundo turno da eleição presidencial no Peru.

Após a apuração de 99,5% das urnas, o candidato do partido Peruanos por el Kambio (PPK) permanecia com 50,12%, contra 49,88% para a aspirante do Fuerza Popular (FP), segundo os resultados mais recentes divulgados pelo Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE).

O boletim da ONPE aponta uma vantagem para Kuczynski de pouco mais de 42.000 votos.

Segundo analistas, o mais provável é que a diferença continue assim. Mas 1% das urnas vistas representa cerca de 200.000 votos. Assim, matematicamente, Fujimori poderia virar o jogo.

Dessa forma, para que Keiko reverta o resultado, teria que ganhar 70% dos votos que faltariam ser contabilizados.

A equipe de Kuczynski assegura, com base em cálculos próprios, que ele será o próximo presidente do Peru entre 2016 e 2021, com uma vantagem de cerca de 50 mil.

"Nos sentimos confiantes porque a análise estatística que obtemos a partir dos resultados que faltam do ONPE nos dão um resultado de triunfo", afirmou o candidato à vice-presidência pelo PPK, Martín Vizcarra.

"Faltam processar os votos de Loreto e Cuzco, que são favoráveis ao PPK, e dos eleitores do estrangeiro, que também votam no PPK. Temos confiança de que haverá uma diferença de 50 mil votos ou mais, mas esperamos, por respeito, o resultado oficial".

Kuczynski, de 77 anos, confirmou que se pronunciará apenas após a divulgação dos resultados finais.

Keiko Fujimori, de 41 anos, não falou com a imprensa, mas fontes de seu partido demonstravam otimismo com o voto rural, setores em que a candidata tem forte apoio.

No entanto, o congressista da FP Héctor Becerril pareceu admitir a derrota ao afirmar que "o sonho do fujimorismo não acabou, simplesmente foi adiado".

Esta é a eleição mais disputada dos últimos 25 anos no Peru.

O analista eleitoral Julio César Castiglioni afirmou que o voto rural, esperança dos fujimoristas, já foi contado em quase 100% e destacou que os votos no exterior não devem modificar o resultado.

O chefe do ONPE, Mariano Cucho, pediu cautela à espera dos resultados, que serão conhecidos em sua totalidade em, pelo menos, dois dias.

Ainda faltam chegar os votos da selva central do Peru, onde problemas climáticos impediram a partida dos voos, explicou Cucho. Também devem chegar entre quarta e quinta-feira os votos feitos no exterior.

Ex-banqueiro de Wall Street e ex-ministro da Economia, Kuczynski começou a ganhar terreno na reta final da disputa, estimulado pelo bom desempenho no último debate presidencial, pelo apoio da maioria dos candidatos derrotados no primeiro turno - incluindo a popular candidata de esquerda Verónika Mendoza - e por um protesto organizado por grupos civis contra a candidatura de Fujimori.

Já para a filha do autocrata Alberto Fujimori, que governou o Peru de 1990 a 2000, esta é a segunda disputa pela presidência. Ela pode amargar a segunda derrota, apesar de ter sido considerada favorita durante quase toda a campanha. Em 2011 ela perdeu para o presidente Ollanta Humala. Na votação passada, Kuczynski ficou em terceiro lugar.

O fujimorismo luta para voltar ao poder 16 anos depois de o pai da candidata, Alberto Fujimori, ter fugido para o Japão e renunciado à presidência por fax, pondo fim a um governo repressor e corrupto (1990-2000).