Topo

O que é preciso saber sobre o referendo do Reino Unido sobre a UE

22/06/2016 15h57

Londres, 22 Jun 2016 (AFP) - O Reino Unido decidirá nesta quinta-feira se continua ou não sendo membro da União Europeia. A seguir, algumas explicações sobre o referendo.

- Uma pergunta e duas respostas -A pergunta que os britânicos encontrarão nas cédulas de votação será: "O Reino Unido deve continua sendo membro da União Europeia ou abandonar a União Europeia?".

Haverá dois quadradinhos, um para votar a favor de "Continuar sendo membro da União Europeia" e outro para "Abandnar a União Europeia".

A Comissão Eleitoral preferiu esta opção à tradicional "Sim" e "Não" de muitos referendos, como o da independência da EScócia, pela carga negativa que tem defender um "Não".

Em Gales, a cédula está redigida em inglês e em galês.

- Horário da votação -Os centros eleitorais abrirão às 07H00 de Londres (03H00 de Brasília) desta quinta e fecharão às 22H00 locais (18H00 de Brasília).

Sinal dos tempos, a Comissão Eleitoral desaconselhou que sejam tiradas selfies nos colégios eleitorais por temer que isso deixe a privaidade dos eleitores vulnerável.

- Quem pode votar -Podem votar cidadão britânicos e irlandeses maiores de 18 anos residentes no Reino Unido, os cidadãos da Commonwealth que têm permissão de residência no Reino Unido não precisam, os cidadãos britânicos no exterior que estejam menos de 15 anos fora do reino.

- Quando serão conhecidos os resultados-O vencedor do referendo será conhecido na madrugada de sexta-feira, dificilmente antes das 04H00 (00H00 de Brasília).

Cada um dos 382 centros de apuração espalhados pelo país irá anunciando seus resultados à medida que os tenham disponíveis. Os últimos sairão às 07h00 locais (03H00 de Brasília), mas se espera que, algum momento antes, os votos de uma das opções já tenha superado os 50%.

Sunderland, no nordeste da Inglaterra, e Wandsworth, em Londres, serão os primeiros centros de apuração a anunciar os resultados, às 00H30 locais (20H30 de quinta, horário de Brasília).

Às 02H00 da madrugada (local) se espera a primeira grande onda de resultados. Duas horas mais tarde, a seguinte.

O resultado nacional total e definitivo será anunciado na prefeitura de Manchester.

A taxa de participação será conhecida antes dos resultados.

Se for alta, calcula-se que benefciará os partidários da permanêcia porque isso significa que os jovens, mais pró-europeus, compareceram às urnas.

bur-al.