Topo

Rio2016: descoberto plano de atentado contra atletas franceses

13/07/2016 20h33

Paris, 13 Jul 2016 (AFP) - O governo da França recebeu informações sobre um plano de atentado contra atletas franceses durante os Jogos Olímpicos do Rio - de acordo com o chefe dos Serviços de Inteligência militar, citado em um documento oficial.

O projeto foi relatado durante audiência do general Christophe Gomart, da Direção de Inteligência Militar (DRM, na sigla em francês), diante de uma comissão de investigação parlamentar sobre os atentados de 2015, em Paris, que deixaram 147 mortos.

No relatório dessa comissão, publicado ontem, aparece o resumo parcial de seu testemunho, em 26 de maio passado.

Depois de um trecho censurado, o presidente da Comissão, Georges Fenech, pergunta ao general: "Eu não tinha ouvido falar desse cidadão brasileiro que se preparava para cometer atentados contra a delegação francesa nos Jogos Olímpicos. Como você pode saber disso?".

O general Gomart responde, então, laconicamente: "por nossos parceiros".

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência do Brasil, ao qual a agência de Inteligência (ABIN) é subordinada, disse à AFP que seus integrantes não receberam qualquer informação das autoridades francesas e que estão analisando o caso, do qual tomaram conhecimento através da imprensa.

A ABIN "não foi a fonte desta informação e também não foi informada oficialmente sobre o caso", destacou a assessoria de imprensa do organismo.

"Não pensamos que uma delegação represente maior risco que outra. Todas são nossa responsabilidade e para todas será dado o mesmo nível de tratamento, como se o risco fosse igual para todas", disse o chefe do Gabinete de Segurança, general Sérgio Etchegoyen.

Um ataque extremista no Rio de Janeiro durante os Jogos 2016 é uma "possibilidade", mas "não uma probabilidade", havia declarado no início de julho o ministro brasileiro da Justiça e da Cidadania, Alexandre de Moraes.

Cerca de 85.000 membros das forças de segurança - 47.000 policiais e 38.000 militares - serão mobilizados para garantir a segurança dos 10.500 atletas, além de oficiais, imprensa e turistas do mundo inteiro esperados para as Olimpíadas.

Os Jogos acontecem de 5 a 21 de agosto.