Topo

Cruz desafia Trump e pede voto "consciente" aos republicanos

Em Cleveland

21/07/2016 01h35

O ex-pré-candidato à presidência dos Estados Unidos Ted Cruz sacudiu a convenção do Partido Republicano nesta quarta-feira (20) ao convocar os eleitores a votar com "consciência" nas eleições de novembro, sem manifestar seu apoio a Donald Trump.

"Não fiquem em casa em novembro. Se amam seu país e amam seus filhos, como sei que fazem, manifestem seu voto com consciência", disse Cruz, que foi imediatamente vaiado pelos delegados na Quicken Loans Arena de Cleveland.

"Votem em candidatos nos quais confiem para defender nossa liberdade e que sejam fiéis à Constituição", disse Ted Cruz em um longo discurso, na terceira noite da convenção.

Ao não declarar abertamente o voto em Donald Trump contra Hillary Clinton em novembro, Cruz jogou uma ducha de água fria na festa republicana, voltada a promover a unidade do partido, e chegou a ser vaiado por parte do público.

O senador do Texas, que o mundo político reconhece como possível pré-candidato à presidência em 2020, havia cumprimentado Trump na véspera por sua indicação.

Mas Cruz tem denunciado, sem citar Trump diretamente, as carências ideológicas de quem o derrotou nas primárias. "Merecemos líderes que defendam princípios, que nos unam em torno de valores compartilhados, que prefiram o amor à raiva".

A certa altura, uma fatia republicana gritava "Trump! Trump!" enquanto ele falava, e outra parcela rebateu aos berros de "EUA! EUA!". O senador rebateu com ironia: "Aprecio o entusiasmo da delegação de Nova York".

No final do seu discurso, Cruz provocou uma enorme vaia na Quicken Loans Arena, e logo em seguida Trump entrou em cena, para os aplausos dos presentes.

Ele e a mulher, a executiva Heidi Cruz, precisaram ser escoltados por seguranças e aliados para evitar que fossem agredidos por aliados de Trump.