Topo

'Tenho orgulho de ser gay': fundador da PayPal apoia Trump

22/07/2016 00h06

Cleveland, Estados Unidos, 22 Jul 2016 (AFP) - O cofundador da PayPal Peter Thiel, abertamente gay, fez uma vibrante defesa dos direitos LGBT e do candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, ao discursar na Convenção Nacional do partido, em Cleveland, nesta quinta-feira (21).

"Tenho orgulho de ser gay. Tenho orgulho de ser republicano. Mas, sobretudo, tenho orgulho de ser americano", declarou, sob aplausos, Peter Thiel, cofundador da plataforma de pagamento on-line PayPal, no último dia da convenção.

"Não vou fingir que concordo com cada parte do programa do nosso partido, mas as guerras culturais apenas nos distraem do nosso declínio econômico", alegou.

"E ninguém nesta campanha está sendo honesto sobre isso, à exceção de Trump", acrescentou.

Adotado esta semana sob a influência da ala mais conservadora, o programa oficial do Partido Republicano se opõe à legalização, em nível nacional, do casamento entre pessoas do mesmo sexo, ordenado pela Suprema Corte em 2015, assim como a outras reivindicações da comunidade LGBT.

Peter Thiel, de 48, é uma personalidade do setor americano de novas tecnologias. Sua fortuna foi avaliada em US$ 2,7 bilhões pela revista Forbes.

É incomum que uma pessoa abertamente homossexual seja chamada para falar na Convenção Republicana.

jm-ico/acb/tt