Topo

Republicano anti-Trump lança candidatura à Casa Branca

Evan McMullin diz que "nunca é tarde para fazer o bem" - Reprodução/ www.evanmcmullin.com
Evan McMullin diz que "nunca é tarde para fazer o bem" Imagem: Reprodução/ www.evanmcmullin.com

Em Washington

08/08/2016 13h54

O republicano Evan McMullin anunciou nesta segunda-feira (8) sua candidatura à eleição presidencial americana de novembro para tentar impedir a vitória do candidato oficial de seu partido, Donald Trump, que continua sendo questionado por uma parte dos conservadores.

"Nunca é tarde para fazer o bem", disse em seu site o candidato, desconhecido para o grande público e sem grande experiência política.

Ex-agente da CIA, de 40 anos, ele era até há pouco tempo um assessor parlamentar do grupo republicano na Câmara de Representantes.

"Neste ano em que os americanos perderam a fé nos candidatos dos dois grandes partidos, é hora de surgir uma nova geração de dirigentes", disse Evan McMullin em seu Facebook.

"Os Estados Unidos merecem algo melhor que Donald Trump e Hillary Clinton nos oferecem".

Segundo a emissora de TV americana ABC, sua candidatura é apoiada por uma organização batizada de "Melhor para os Estados Unidos", financiada por republicanos que se opõem a Donald Trump.

Mas, a menos que tenha um orçamento de campanha capaz de competir com os milhões de dólares arrecadados por Hillary Clinton e Trump, será apenas mais uma das tantas candidaturas folclóricas apresentadas ante a comissão federal eleitoral.

Delegados são quem elege presidente dos EUA; entenda o processo

AFP