Topo

Pai identifica sua filha em vídeo de meninas sequestradas na Nigéria

Em Abuja (Nigéria)

14/08/2016 18h43

Um homem disse que reconheceu sua filha no vídeo publicado neste domingo (14) pelo grupo nigeriano Boko Haram, que mostra supostamente as jovens sequestradas há mais de dois anos em Chibok, enquanto se espera que muitas outras meninas que aparecem nas imagens sejam identificadas.

Kanu Yakubu está certo de que a adolescente que descreve com voz entrecortada, em meio a lágrimas dos bombardeios do Exército nigeriano, é sua filha Maida.

"Quando escutei a voz, me dei conta que era minha filha", declarou em coletiva de imprensa na capital nigeriana organizada pelo movimento "Bring back our girls" ("Tragam de volta nossas meninas").

Durante o dia, membros da organização informaram à AFP que ao menos uma adolescente pôde ser identificada.

"Estamos seguros de que são as meninas de Chibok", disse à AFP, e informou que haviam reconhecido dez, mas que esperavam a confirmação do governo nigeriano e dos pais antes de divulgar os nomes.

O sequestro de 276 adolescentes de Chibok em abril de 2014 provocou uma onda de indignação e concentrou a atenção mundial na insurreição do grupo extremista Boko Haram, que deixou ao menos 20.000 mortos desde 2009.

Nas horas que seguiram o enorme sequestro em 2014, dezenas de meninas conseguiram escapar. Das 219 restantes, apenas uma, Amina Ali, foi encontrada em maio deste ano perto do bosque de Sambisa, onde o Boko Haram se esconde.