Topo

Atentado no leste da Turquia deixa ao menos 3 mortos e mais de 100 feridos

Ataque com carro-bomba ocorreu no jardim do quartel-general da polícia de Elazig - Kamilcan Kilic/Ihlas News Agency/Reuters
Ataque com carro-bomba ocorreu no jardim do quartel-general da polícia de Elazig Imagem: Kamilcan Kilic/Ihlas News Agency/Reuters

Em Ancara

18/08/2016 06h19

Ao menos três pessoas morreram e outras 120 ficaram feridas nesta quinta-feira (18) em um ataque com carro-bomba contra o quartel-general da polícia de Elazig, localidade do leste da Turquia, informaram fontes de segurança.

A explosão, atribuída ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), ocorreu no jardim do complexo, que sofreu importantes danos.

Nele se encontram casas de famílias dos policiais. A violência da explosão aumenta os temores de um número de vítimas fatais maior.

Imagens da televisão turca mostraram o edifício seriamente danificado, do qual saía uma grande coluna de fumaça.

Elazig, reduto nacionalista do leste da Turquia de população não curda, até agora não havia sido afetado pelo conflito entre o Estado turco e os rebeldes curdos.

Na noite de quarta-feira, um ataque similar matou dois policiais e um civil na localidade de Van, mais a leste.

Além disso, em Semdinli (sudeste), os rebeldes curdos atacaram um posto de controle da polícia na madrugada desta quinta-feira, ferindo dois agentes, segundo a agência Anatolia.

O PKK cometeu muitos ataques nas últimas semanas. Oito pessoas - cinco policiais e três civis - morreram na segunda-feira em outro atentado com carro-bomba perto de Diyarbakir.

Mais de 40 mil pessoas morreram desde o início do conflito entre o Estado turco e os rebeldes do PKK em 1984.