Topo

Milionário nigeriano e Bono se unem para ajudar vítimas do Boko Haram

29/08/2016 20h09

Abuja, 29 Ago 2016 (AFP) - O nigeriano Aliko Dangote, o homem mais rico da África, reuniu-se nesta segunda-feira (29) em Abuja com o cantor do U2, Bono, para colaborar no apoio aos 2,6 milhões de deslocados pelo conflito na Nigéria com o grupo islamita Boko Haram.

Depois de visitar os campos de deslocados do nordeste do país, Bono declarou que os dois querem "ser úteis", em uma situação "profundamente alarmante". O astro da música não especificou como essa colaboração será feita.

Acompanhados do ex-secretário de Estado britânico Douglas Alexander, Dangote e Bono visitaram a capital federal nigeriana, no âmbito da campanha da ONE, uma organização internacional que reúne celebridades e ricos empresários.

Os dois foram recebidos pelo vice-presidente Yemi Osinbanjo, que celebrou "essa colaboração internacional, a qual deve garantir uma resposta centrada na crescente crise humanitária no nordeste do país".

Recentemente, o rico empresário nigeriano doou 5,6 milhões de euros ao estado de Borno para ajudar em sua reconstrução, caminhões com comida e 1,1 milhão de euros para os refugiados.

Desde junho, a ONU e várias ONGs convocaram a mobilização em massa para enfrentar o que a Médicos sem Fronteiras (MSF) classificou como "catástrofe humanitária". O conflito já deixou mais de 20 mil mortos e 2,6 milhões de deslocados desde 2009.