Topo

EUA: bomba artesanal explode em corrida; não há feridos

17/09/2016 16h30

Nova York, 17 Set 2016 (AFP) - Uma bomba artesanal colocada em uma lata de lixo explodiu neste sábado sem deixar feridos no percurso de uma corrida organizada em Nova Jersey (leste) pelo corpo de Marines, segundo as autoridades.

O artefato estava programado para explodir no momento em que centenas de corredores desta competição de 5 km passariam perto da lata de lixo. Mas o início da corrida demorou e a explosão não deixou nenhum ferido, informou Al Della Fave, porta-voz do procurador do condado de Ocean.

Havia quatro bombas-relógio, mas só uma explodiu, acrescentou Fave à rede CNN.

Cerca de 3.000 pessoas estavam inscritas para participar da corrida, cuja partida estava prevista para as 09H00 deste sábado (10H00 Brasília). Mas o início atrasou uma hora.

"Sem esse atraso provavelmente teriam vários corredores perto da lata de lixo que explodiu", acrescentou Fave.

O porta-voz declarou que a bomba era um artefato explosivo improvisado, na qual estavam encaixadas outras três bombas do mesmo tipo que não explodiram.

"Não se sabe quais intenções tinha o indivíduo que colocou isto aqui, se era criminoso ou terrorista. Mas claramente (a bomba) estava destinada a afetar a corrida", concluiu Fave.