Topo

Ladrões ajudaram polícia a encontrar bomba em Nova York

Rashid Umar Abbasi/Reuters
Imagem: Rashid Umar Abbasi/Reuters

Em Nova York

19/09/2016 19h42

Ladrões ajudaram a polícia de Nova York, sem saber, a encontrar uma bomba no bairro de Chelsea, informou nesta segunda-feira (19) o comissário Robert Boyce, após a prisão do suspeito de realizar o atentado.

Na noite de sábado, foi encontrada uma panela de pressão com explosivos na rua 27, a cerca de quatro quarteirões do local onde explodiu outra bomba, do mesmo tipo, ferindo 29 pessoas.

"Temos um vídeo de duas pessoas (ladrões) que pegaram uma bolsa, tiraram o dispositivo de dentro e partiram com a bolsa", declarou Robert Boyce, chefe dos detetives de Nova York.

"Quando pegaram a bolsa pareciam não acreditar que pudessem tê-la achado na rua", disse o comissário, acrescentando que a polícia procura a dupla para servir de testemunha.

No momento, "é difícil dizer" se os ladrões removeram um fio do dispositivo sem se dar conta, o que teria desativado a bomba, declarou Boyce.

Câmera de segurança flagra momento da explosão

UOL Notícias

Um porta-voz da polícia disse à AFP que os dois homens acabaram desativando a bomba, que foi detonada posteriormente por medida de segurança e enviada ao FBI para análise.

No vizinho estado de Nova Jersey, dois mendigos também encontraram uma mochila com cinco bombas caseiras em Elizabeth, a localidade do suspeito de origem afegã Ahmad Khan Rahami.

Os dois mendigos pegaram a mochila para ver se havia algo de valor e caminharam pela rua até perceber que havia um problema, disse à imprensa o prefeito de Elizabeth, Chris Bollwage.

Quando viram os fios e uma das bombas largaram a mochila e foram avisar a polícia.

Os agentes desativaram mais tarde estas bombas, detonando um dos explosivos por acidente, mas não houve feridos, declarou o FBI.

A polícia deteve Rahami em Nova Jersey nesta segunda-feira após balear o suspeito na perna durante um tiroteio.

Rahami era procurado por envolvimento na explosão em Nova York e em outro ataque com bomba, em Nova Jersey, no sábado.

Obama promete justiça após ataques

AFP