Topo

Obama chama Peres de amigo que jamais deixou de acreditar na paz

28/09/2016 01h41

Washington, 28 Set 2016 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, saudou o ex-presidente de Israel Shimon Peres, falecido nesta quarta-feira, como um amigo que jamais deixou de acreditar na paz.

"Esta noite, Michelle e eu nos unimos a todos que, em Israel, nos Estados Unidos e em todo o mundo prestam homenagem à extraordinária vida do nosso querido amigo Shimon Peres", assinalou Obama em um comunicado.

Obama qualificou Peres como "um pai fundador do Estado de Israel e um homem de Estado cujo compromisso com a segurança e a busca da paz era fundamentado em sua inquebrantável força moral e em seu inquebrantável otimismo".

"Há poucas pessoas com quem compartilhamos este mundo capazes de mudar o curso da história humana (...). Meu amigo Shimon era uma destas pessoas", declarou Obama.

"Talvez porque tenha visto Israel superar imensos perigos, Shimon jamais renunciou à possibilidade da paz entre israelenses, palestinos e os vizinhos de Israel, mesmo após a angustia passada na trágica noite em Tel Aviv que levou Yitzhak Rabin", no assassinato do premier em 1995.