Topo

William e Kate voltam para casa após visita ao Canadá

AP
Imagem: AP

01/10/2016 22h28

Victoria, Canadá, 2 Out 2016 (AFP) - O príncipe William, da Inglaterra, sua mulher, a duquesa Kate de Cambridge e seus dois filhos deixaram Victoria, na Colúmbia-Britânica (oeste do Canadá), neste sábado (1º), após sua visita oficial.

Williams, de mãos dadas com o filho George, e Kate, com a pequena Charlotte nos braços, saudaram brevemente a multidão, pondo fim a uma semana de viagem pela costa pacífica.

Os quatro embarcaram em um hidroavião em um pequeno porto de Victoria, na ilha de Vancouver, um pouco antes das 16h locais (20h, horário de Brasília). Depois, tomaram o avião do governo canadense rumo à Inglaterra.

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, despediu-se da família Real com uma doação.

"Como dita a tradição", o governo destaca "a visita do duque e da duquesa de Cambridge com um presente: US$ 100 mil destinados a obras de caridade, anunciou Trudeau neste sábado.

"Os canadenses sentem um verdadeiro afeto pela família Real e demonstraram isso, de novo, ao longo dessa visita", acrescentou.

Trudeau também manifestou seu desejo de receber o casal no ano que vem, para celebrar o 150º aniversário da Confederação Canadense, que é membro da Commonwealth britânica.

O governo canadense hospedou a família Real em suas terras durante uma semana, com gastos que devem ficar acima do valor de sua viagem anterior, em 2011.

Naquele ano, a visita custou pelo menos 1,2 milhão de dólares canadenses (cerca de US$ 900 mil) aos cofres públicos.

Nesta segunda viagem ao Canadá, William e Kate escolheram aproveitar as paisagens da Colúmbia-Britânica e do território de Yucon, no norte.