Topo

Após escândalo, Trump diz ter "zero chance" de renúncia à corrida eleitoral

Mike Segar/Reuters
Imagem: Mike Segar/Reuters

Em Washington

08/10/2016 13h37

Existe "zero chance de que eu abandone" a corrida pela Casa Branca, declarou neste sábado (8) o candidato republicano Donald Trump.

"Nunca, jamais, me dou por vencido", disse Trump ao jornal "The Wall Street Journal", em resposta a pedidos de integrantes do próprio Partido Republicano para que abandone a campanha, após a divulgação de um vídeo de 2005 em que menospreza as mulheres.

Trump se desculpou nas primeiras horas deste sábado, depois que o jornal "The Washington Post' divulgou o vídeo, que caiu como uma bomba na campanha, gerando rejeição nas fileiras republicanas e dando a Hillary Clinton munição fresca para o debate de domingo em St. Louis.

"Não posso continuar apoiando conscientemente essa pessoa para a presidência", disse o congressista republicano Jaseon Chaffetz, de Utah, à rede Fox.

"Estou doente pelo que ouvi hoje", expressou em um comunicado o chefe da bancada republicana no Congresso, Paul Ryan.

"As mulheres devem ser defendidas e reverenciadas, e não tratadas como objetos. Espero que Trump encare esta situação com a seriedade que ela merece e trabalhe para demonstrar ao país que ele tem o maior respeito pelas mulheres", acrescentou.

Houve vários republicanos que inclusive pediram que Trump abandonasse a corrida presidencial, como os congressistas Barbara Comstock e Mike Coffman, e o ex-governador de Utah Jon Huntsman.

O senador por Utah Mike Lee fez o mesmo: "Respeitosamente lhe peço, com todo o respeito, que se afaste".

Já o senador de Illinois Mark Kirk disse no Twitter que Trump deve "abandonar" a disputa eleitoral e que o Partido Republicano precisa "empregar regras para uma substituição de emergência".

Em sua conta na mesma rede social, Trump postou neste sábado (8): "A mídia e o establishment me querem tanto fora da disputa - eu nunca irei abandonar a disputa, nunca irei decepcionar meus apoiadores!"