Topo

Trump revela medidas para primeiros 100 dias caso seja eleito nos EUA

Donald Trump durante um comício na cidade histórica de Gettysburg, na Pensilvânia - Jonathan Ernst/Reuters
Donald Trump durante um comício na cidade histórica de Gettysburg, na Pensilvânia Imagem: Jonathan Ernst/Reuters

De Gettysburg

22/10/2016 17h35

Em discurso neste sábado (22), o candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, prometeu mudar o "sistema quebrado" de Washington, ao anunciar as medidas que tomaria nos primeiros 100 dias de seu eventual governo.

"Vamos limpar o lamaçal que é Washington", afirmou o magnata, prometendo colocar em seu lugar "um novo governo, do povo para o povo e pelo povo".

"A mudança tem que vir de fora do nosso sistema quebrado", disse Trump diante de centenas de partidários em um comício na cidade histórica de Gettysburg, na Pensilvânia, evocando o famoso discurso de Abraham Lincoln de 1863.

"Nossa campanha representa o tipo de transformação que só chega uma vez na vida", insistiu o magnata em seu discurso de 45 minutos, onde, diferentemente de seus improvisos habituais, recorreu a anotações.

No evento, ele apresentou propostas para os primeiros 100 dias de seu governo, caso consiga chegar à Casa Branca nas eleições de 8 de novembro.

Prometeu criar "ao menos 25 milhões de empregos em uma década", conter a imigração ilegal, impôr limites aos mandatos parlamentares, renegociar o Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta, em inglês) e revogar a reforma de saúde feita pelo presidente Barack Obama, entre outros pontos.

Disse também que cancelará "bilhões em pagamentos aos programas da ONU para mudança climática" e usará essa economia - segundo ele - "para reparar a infraestrutura ambiental e de água".

"Não sou um político e nunca quis ser", disse Trump.

"Mas, quando vi os problemas em que nosso país está imerso, senti que deveria agir", completou.