Topo

Trump precisa aprender como Europa funciona, diz presidente da Comissão Europeia

Mike Segar/Reuters
Imagem: Mike Segar/Reuters

Em Luxemburgo

12/11/2016 00h57

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, deve se apressar em compreender como a Europa funciona e assim evitar "dois anos de tempo perdido", advertiu nesta sexta-feira (11) o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

"Durante sua campanha, Trump disse que a Bélgica era uma cidade em algum lugar da Europa", recordou Juncker em um debate com estudantes em Luxemburgo. "Deveremos, portanto, ensinar o presidente eleito sobre o que consiste a Europa e como ela funciona". "Acredito que teremos dois anos de tempo perdido até que Trump entenda um mundo que não conhece", declarou. 

Para Juncker, o milionário populista "esgrime temas com consequências perniciosas porque colocam em dúvida a Aliança Atlântica (Otan) e o modelo sobre o qual repousa a defesa da Europa". 

O futuro presidente dos Estados Unidos, considerado um isolacionista, deu a entender durante a campanha eleitoral que o apoio militar a seus sócios europeus dependeria da contribuição destes à Otan. "Os americanos, em regra geral, não têm qualquer interesse na Europa, é certo para a classe política, também o é para o interior do país, não conhecem a Europa", afirmou Juncker.