Topo

Trump pode perder controle de hotel em Washington ao assumir a Casa Branca

Pedestre passa diante do Trump International Hotel, em Washington - Pablo Martinez Monsivais/ AP
Pedestre passa diante do Trump International Hotel, em Washington Imagem: Pablo Martinez Monsivais/ AP

Em Washington

01/12/2016 08h12

O Hotel Trump Internacional, que abriu recentemente as portas em Washington, poderia ser ameaçado pela eleição de Donald Trump à Casa Branca, devido a uma cláusula contratual que impede a participação financeira de "funcionários eleitos".

A Organização Trump, que conduz as atividades do grupo do bilionário, tinha assinado em 2013 um contrato de 60 anos com a agência em troca do patrimônio de Washington (GSA) para transformar a antiga sede central dos correios em um hotel de luxo.

O hotel abriu suas portas em setembro antes de ser oficialmente inaugurado em outubro pelo próprio Trump, embora rapidamente tenha se transformado em ponto de manifestações de apoio ou contra o presidente eleito.

O artigo 37.19 do contrato estipula que "nenhum membro do Congresso ou funcionário eleito (...) está autorizado a ter uma ação ou participação neste contrato ou a obter benefício".

"O contrato (...) é portador de conflitos de interesse, conflitos que são intoleráveis e sem precedentes", comentaram os especialistas Steven Schooner e Daniel Gordon, da Universidade George Washington.

"Em um mundo perfeito, Trump e a GSA deveriam negociar uma ruptura amigável do contrato", afirmaram os dois especialistas, que disseram que a probabilidade era pouco provável.

Contatado pela agência de notícias AFP, o GSA apenas indicou ter "a intenção de coordenar com a equipe do presidente eleito para resolver as questões relativas ao ex-edifício-sede dos Correios".

Por enquanto a Organização Trump não reagiu o assunto. Trump anunciou nesta quarta-feira (30) que prepara seu distanciamento total de suas empresas para evitar conflitos de interesse enquanto ocupa a Casa Branca.