Topo

UE diz que acordo sobre Brexit deve ser alcançado até outubro de 2018

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Em Bruxelas

06/12/2016 09h45

O acordo sobre uma saída do Reino Unido da União Europeia deve ser alcançado até outubro de 2018, afirmou o negociador da Comissão Europeia para o Brexit, Michel Barnier.

Se a primeira-ministra britânica, Theresa May, comunicar oficialmente até o fim de março de 2017 sua vontade de abandonar o bloco, "as negociações poderiam começar algumas semanas depois e o acordo poderia ser encerrado em outubro de 2018".

Os tratados europeus preveem o início de um período de negociação de dois anos após a comunicação oficial da saída de um país do bloco. Para Barnier, no entanto, o período real de negociação será de 18 meses para dar tempo à ratificação pelo Conselho Europeu, a Eurocâmara e o Parlamento britânico.

Com base neste calendário, o processo poderia estar concluído em março de 2019, pouco antes das eleições europeias previstas para este ano, que já não contariam com a participação do Reino Unido.

Michel Barnier fez as declarações em uma entrevista à imprensa em Bruxelas na qual falou pela primeira vez sobre as negociações iniciadas com os demais 27 países da UE para preparar as negociações.

"A UE está preparada para receber a notificação oficial britânica", disse.

May deve comunicar oficialmente até o fim de março a vontade britânica de abandonar a UE, mas um processo aberto atualmente na justiça britânica pode adiar o calendário.

Quais serão as consequências da saída do Reino Unido da UE?

AFP