Topo

Negócio da China! "Frango Trump" aquece a produção de fábrica chinesa

Funcionário observa frango gigante que lembra Donald Trump em fábrica em Jiaxing, China - Johannes Eisele/ AFP
Funcionário observa frango gigante que lembra Donald Trump em fábrica em Jiaxing, China Imagem: Johannes Eisele/ AFP

Em Jiaxing (China)

09/01/2017 14h57

Esculturas infláveis representando um frango com o rosto do presidente eleito americano Donald Trump tem feito tanto sucesso na China que uma fábrica teve de aumentar a sua produção com a aproximação do Ano do Galo.

A efígie inflável, de cinco metros de altura, representa uma ave cuja crista foi substituída pelo penteado dourado do bilionário, dotada de pequenos braços que imitam o seu gesto.

"Eu vi a imagem de Trump na TV, tem uma personalidade exuberante. E como o Ano do Galo chega no final deste mês, decidi misturar os dois elementos", disse Wei Qing, proprietário da fábrica em Zhejiang (leste da China) que produz esta escultura em série.

"Tem sido algo realmente divertido! Tínhamos feito um desenho e começamos a vendê-lo. E se revelou um sucesso", acrescentou.

O "frango Trump" inflável está disponível na principal plataforma de vendas on-line chinesa, Taobao, onde a empresa também oferece um modelo de 10 metros de altura por 14.400 yuans (cerca de R$ 6.600).

Donald Trump vai assumir o cargo em 20 de janeiro, uma semana antes do Ano Novo Lunar, que para os chineses marca o início do Ano do Galo.

Como a aproximação da data, figuras representando galos e galinhas se multiplicam em todo o país, com inúmeras figuras diferentes expostas em shoppings, escritórios de empresas e parques.

No final de dezembro, um shopping chinês colocou em exposição uma enorme escultura de frango cuja cabeça representa a de Donald Trump.