Topo

Hollande pede a Trump respeito à acolhida de refugiados

Axel Schmidt/Reuters
Imagem: Axel Schmidt/Reuters

28/01/2017 19h18

O presidente francês, François Hollande, pediu neste sábado a seu contraparte americano, Donald Trump, que respeite o princípio de "acolhida de refugiados" e o advertiu para as consequências de uma atitude protecionista, segundo comunicado da Presidência francesa.

Hollande "lembrou sua convicção de que a luta para a defesa das nossas democracias" só é eficaz se baseada no "respeito aos princípios que as fundamentam, em particular a acolhida aos refugiados". Além disso, o presidente francês "advertiu para as consequências econômicas e políticas de uma abordagem protecionista", como a adotada por Trump.

Além disso, o presidente francês insistiu na "importância" que tem para o planeta "a aplicação da convenção de Paris sobre o aquecimento global", que Trump acaba de questionar.

Lembrando que o combate ao terrorismo é uma prioridade comum de Paris e Washington, Hollande reafirmou, segundo o comunicado da Presidência, "sua determinação para continuar com as ações empreendidas no Iraque e na Síria".

"A solução para a situação na Síria" deve ser buscada "em um marco político, auspiciado pelas Nações Unidas".

"Nenhuma outra solução seria nem duradoura, nem confiável", reforçou.

Quanto a Teerã, o presidente francês exortou a "vigilância da atitude do Irã em seu entorno" e destacou que o acordo sobre o programa nuclear deveria ser "estritamente respeitado e aplicado".

Os dois líderes falaram das relações com a Rússia e Hollande reafirmou "sua vontade de continuar e intensificar o diálogo sobre todos os temas".

"As sanções vinculadas à situação na Ucrânia" só poderão "ser suspensas quando a situação no leste do país" estiver "solucionada com a aplicação total dos acordos de Minsk", disse-lhe.