Topo

Ataque nuclear norte-coreano terá resposta 'esmagadora', diz secretário da Defesa dos EUA

Secretário americano da Defesa, James Mattis, em seu discurso na Coreia do Sul - Kim Min-Hee/AFP Photo
Secretário americano da Defesa, James Mattis, em seu discurso na Coreia do Sul Imagem: Kim Min-Hee/AFP Photo

Em Seul

03/02/2017 00h55

Qualquer ataque nuclear da Coreia do Norte contra os Estados Unidos, ou contra seus aliados, comportará uma resposta "efetiva e esmagadora", declarou o secretário americano da Defesa, James Mattis, em Seul, nesta sexta-feira (3).

Mattis está na Coreia do Sul, em viagem pela Ásia que também inclui passagem pelo Japão.

Os dois países manifestaram preocupação com declarações de Donald Trump quando ele ainda era candidato à Casa Branca. Na ocasião, o agora presidente dos EUA disse que retiraria as tropas americanas de ambos os países se não reforçassem sua contribuição financeira no âmbito militar.

Cerca de 28.500 soldados americanos se encontram na Coreia do Sul e 47.000 no Japão.

"Qualquer ataque contra os Estados Unidos, ou contra nossos aliados, será derrotado, e qualquer uso de armas nucleares comportará uma resposta que será efetiva e esmagadora", garantiu Mattis à imprensa antes de uma reunião com seu colega sul-coreano, Han Min-Koo.

Mattis visitou Seul para "destacar o compromisso prioritário dos Estados Unidos em nossa aliança bilateral" e deixar claro o "completo compromisso" do governo Trump de defender a democracia da Coreia do Sul, insistiu.

Mattis e o primeiro-ministro sul-coreano, Hwang Kyo-Ahn, concordaram em trabalhar no deslocamento de um sistema antimísseis americano THAAD. A medida conta com forte oposição da China.