Topo

Macron assume a liderança na corrida presidencial da França

Candidato na eleição presidencial da França Emmanuel Macron - Eric Feferberg/AFP Photo
Candidato na eleição presidencial da França Emmanuel Macron Imagem: Eric Feferberg/AFP Photo

Em Paris

09/03/2017 06h08

O ex-ministro da Economia Emmanuel Macron, que vive um momento na disputa pela presidência da França, supera pela primeira vez a candidata de extrema-direita Marine Le Pen em uma pesquisa eleitoral.

A sondagem do instituto Harris Interactive publicada nesta quinta-feira mostra o fundador do 'En Marche!' (centro) com 26% das intenções de voto, contra 25% para a presidente da Frente Nacional, que aparece em segundo lugar entre os eleitores pesquisados para o primeiro turno, programado para 23 de abril.

A pesquisa realizado para a France Televisions também contempla o segundo turno, previsto para 7 de maio, e Macron, ex-ministro do atual governo socialista mas que se define como "nem de esquerda, nem de direita", venceria com folga a eleição presidencial: 65% (+5%) dos votos, contra 35% (-5%) para Le Pen.

O candidato da direita, François Fillon, que viu a campanha desabar no último mês pelo escândalo das acusações de empregos fantasmas no Parlamento para sua esposa e filhos, caiu para o terceiro lugar, com 20% das intenções de voto.

Em seguida aparecem o candidato socialista Benoît Hamon (13%, -1) e o aspirante da esquerda radical Jean-Luc Mélenchon (12%, -1).

As motivações mencionadas pelos entrevistados foram o projeto do candidato (63%), a capacidade para executar ideias novas (57%), o desejo de sua vitória (56%) e a honestidade do aspirante (54%).

Um total de 82% dos entrevistados afirmaram estar interessado (muito ou bastante) nas eleições, enquanto 18% não demonstram grande interesse ou nenhum.

A pesquisa foi realizada entre 6 e 8 de março com uma mostra representativa de 4.533 pessoas registradas nas listas eleitorais. A margem de erro é de 0,6 a 1,6 ponto percentual.