Topo

Líder das Farc aparece em vídeo após dúvidas sobre sua saúde

Mediados pelo presidente de Cuba, Raúl Castro (centro), o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos (esq.), e o líder das Farc, Rodrigo Londoño (dir.), conhecido como "Timochenko", dão aperto de mãos histórico - Alejandro Ernesto/EFE - 23.set.2015
Mediados pelo presidente de Cuba, Raúl Castro (centro), o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos (esq.), e o líder das Farc, Rodrigo Londoño (dir.), conhecido como "Timochenko", dão aperto de mãos histórico Imagem: Alejandro Ernesto/EFE - 23.set.2015

12/03/2017 12h06

A guerrilha colombiana das Farc divulgou neste domingo (12) um vídeo do seu líder, Rodrigo Londoño, conhecido como "Timoshenko", para dissipar os rumores sobre sua saúde.

"#ExclusivoFARC| @TimoFARC Comandante das @FARC_EPueblo hoje em Havana, com isso fica confirmado seu estado de saúde", publicou a página das Farc no Twitter.

No vídeo, Londoño, aparentemente em Havana, aparece lendo o jornal oficial cubano Granma, datado de sábado (11), com uma música de fundo, mas sem se pronunciar.

Vários rumores sobre a saúde e até mesmo a morte de Londoño circularam nas redes sociais nos últimos dias, após um problema de saúde no início do mês.

"É lamentável para aqueles que me querem morto, vou viver mais do que o que a ciência diz. A Paz será o principal remédio", reafirmou no Twitter.

"Timoshenko" tem recebido tratamento em Havana, sede durante quatro anos das negociações com o governo de Juan Manuel Santos, que culminaram com a assinatura de um acordo de paz para acabar com meio século de conflito armado.