Topo

Malásia confirma identidade de Kim Jong-nam com o DNA de seu filho

Montagem com imagens de Kim Jong-un (esq.) e Kim Jong-nam - Wong Maye-E e Shizuo Kambayashi/ AP
Montagem com imagens de Kim Jong-un (esq.) e Kim Jong-nam Imagem: Wong Maye-E e Shizuo Kambayashi/ AP

Em Kuala Lumpur

15/03/2017 06h24

A identidade de Kim Jong-nam, meio-irmão no exílio do líder norte-coreano Kim Jong-un, foi confirmada na semana passada com uma mostra do DNA de seu filho, disse nesta quarta-feira (15) o vice-primeiro-ministro da Malásia.

"Os investigadores confirmaram a identidade do corpo como o de Kim Jong-nam, com base em uma mostra obtida com seu filho", afirmou o vice-premiê Ahmad Zahid Hamidi.

Jong-nam, 45 anos, foi envenenado com o potente agente nervoso VX no dia 13 de fevereiro no aeroporto internacional de Kuala Lumpur.

A Malásia acusa uma vietnamita e uma indonésia de envenenar a vítima, e procura sete norte-coreanos, três dos quais poderiam estar escondidos na embaixada da Coreia do Norte em Kuala Lumpur e outros quatro teriam fugido do país.

Seul culpou Pyongyang pela morte, mas a Coreia do Norte rebateu as acusações e não confirmou oficialmente a identidade da vítima, que usava um passaporte com o nome de Kim Chol quando foi atacado.

A Malásia confirmou oficialmente a identidade na sexta-feira, mas se negou a informar na ocasião se as autoridades haviam obtido uma mostra de DNA de parente próximo, pela "segurança das testemunhas", afirmou o chefe de polícia Khalid Abu Bakar.