Topo

FBI divulga fotos inéditas do Pentágono no 11 de Setembro

Em Washington

31/03/2017 17h19

Fotografias nunca antes vistas do ataque de 11 de setembro de 2001 ao Pentágono foram divulgadas nesta semana pelo FBI (a Polícia Federal americana) e mostram a devastação enfrentada pelas equipes de resgate.

Vinte e sete imagens do fatídico dia revelam muros destruídos, grandes incêndios e a parte interior da sede do Departamento de Defesa completamente arrasada.

O avião da American Airlines que atingiu o Pentágono foi o primeiro dos quatro sequestrados por grupos da Al-Qaeda, e que foram usados como armas no pior ataque terrorista já ocorrido em território americano.

Quando o Pentágono foi atingido, duas outras aeronaves já voavam em direção ao World Trade Center, em Nova York; a quarta aeronave caiu em um campo na Pensilvânia após os passageiros lutarem contra os sequestrados.

O voo 77 da American Airlines que saiu do Aeroporto Internacional de Dulles bateu no muro oeste do Pentágono, matando todas as 64 pessoas que estavam a bordo do avião, incluindo os cinco sequestradores, e as 125 pessoas em solo.

Uma foto chocante mostra uma bandeira americana em meio aos destroços de concreto e metal que eram retirados por um trator.

Outra fotografia mostra os socorristas agachados enquanto as chamas consumiam a parte oeste do edifício.

Em uma terceira imagem, funcionários das equipes de resgate com capacetes e máscaras de gás observavam cães farejando os escombros em busca de sobreviventes e corpos das vítimas.

Ao todo, cerca de 3.000 pessoas morreram nos ataques, a maior parte delas no World Trade Center.