Topo

Ataque químico na Síria foi "100% forjado", diz Bashar al-Assad

Syrian Presidency/AP
Imagem: Syrian Presidency/AP

Em Damasco

13/04/2017 10h10

O presidente sírio, Bashar al-Assad, declarou que os Estados Unidos não são "sérios" na busca por uma solução política para a guerra na Síria, acusando-os de usar o processo político de Genebra para apoiar os rebeldes que têm perdido terreno contra o regime.

"Os Estados Unidos não são sérios (na busca) de qualquer solução política. Eles querem usar o processo político como um guarda-chuva para os terroristas", disse ele em uma entrevista exclusiva à AFP em Damasco. 

O presidente sírio também afirmou que o ataque químico em uma cidade rebelde da Síria foi totalmente fabricado e serviu de "pretexto" para justificar os ataques americanos contra o exército sírio. Ele também garantiu que já não possui armas químicas. Um ataque químico em 4 de abril deixou dezenas de mortos em Khan Sheikhun.

"Para nós, trata-se de um evento 100% fabricado (...) Nossa impressão é que o Ocidente, principalmente os Estados Unidos, é cúmplice dos terroristas e que montou essas história para servir de pretexto ao ataque" americano de 7 de abril contra uma base aérea, afirmou Assad em sua primeira entrevista após o ataque químico de Khan Cheikhoun e as represálias americanas.

Assad assegurou que o poder de fogo de seu exército não foi afetado pelos ataques americanos. "Nosso poder de fogo, nossa capacidade de atacar os terroristas não foi afetada por este ataque", garantiu, questionado pelo primeiro ataque americano contra o seu regime desde o início do conflito.