Topo

Consulado da França é esvaziado em NY após ameaça de bomba

Consulado francês em Nova York é evacuado após ameaça de bomba durante votação para eleição presidencial francesa - Andrew Kelly/Reuters
Consulado francês em Nova York é evacuado após ameaça de bomba durante votação para eleição presidencial francesa Imagem: Andrew Kelly/Reuters

Em Nova York

22/04/2017 21h03

O consulado da França em Nova York foi evacuado neste sábado (22), devido a uma ameaça de bomba - informaram fontes do governo francês.

Centenas de pessoas eram esperadas hoje na missão diplomática para votar no primeiro turno da eleição presidencial francesa.

A polícia nova-iorquina decidiu esvaziar o prédio situado na Quinta Avenida, em frente ao Central Park, após ter identificado um veículo suspeito, disse a consulesa Anne-Claire Legendre.

"Depois do ocorrido na Champs-Elysées [em Paris], os policiais do NYPD [Departamento de Polícia de Nova York] tinham a ordem de serem particularmente atentos", explicou ela, referindo-se ao atentado na capital francesa na última quinta-feira.

As dezenas de pessoas que estavam no prédio na hora da ameaça, identificada por volta das 17h (18h em Brasília), ficaram na calçada até que o veículo fosse inspecionado.

Cerca de 50 minutos depois, tudo voltou à normalidade, relatou a assessora do consulado, Amélie Geoffroy.

Pelo menos 28.500 franceses que vivem nos estados de Nova York, Nova Jersey e Connecticut estão inscritos nas listas eleitorais do consulado, um dos 16 postos de votação neste primeiro turno.