Topo

Prefeito de Nova York, opositor de Trump, se manifestará no G20

06/07/2017 21h08

Nova York, 7 Jul 2017 (AFP) - O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, ferrenho opositor do presidente americano, Donald Trump, viajou nesta quinta-feira à cidade alemã de Hamburgo para participar no sábado de uma manifestação durante a cúpula do G20.

O democrata, um dos prefeitos americanos que mais criticou as políticas de Trump sobre clima e imigração, anunciou a sua viagem em um comunicado que não detalhou a sua agenda.

A declaração indica apenas que "participará de vários eventos à margem do G20, incluindo a manifestação 'Hamburg Zeigt Haltung' no sábado".

Personalidades de Hamburgo organizaram este protesto para defender a tolerância, a igualdade de gênero, a liberdade de imprensa e denunciar o nacionalismo.

Diferentemente do habitual, o prefeito anunciou esta viagem no último momento. Estará de volta a Nova York no domingo à noite, de acordo com o comunicado.

A cúpula do G20, a primeira que Trump comparecerá, se anuncia tensa.

Nesta quinta-feira à noite, na véspera da reunião, ocorreram confrontos entre milhares de manifestantes antiglobalização e a polícia, que deixaram 76 agentes feridos.