Topo

Cenas do G20: 'beijo' de Macron e Trump e revirada de olhos de Merkel

Líderes dos 20 países mais ricos do mundo e cônjuges em evento do G-20 - Reuters
Líderes dos 20 países mais ricos do mundo e cônjuges em evento do G-20 Imagem: Reuters

De Hamburgo (Alemanha)

08/07/2017 11h04Atualizada em 08/07/2017 16h36

 Como todas as grandes reuniões de cúpula, a do G20 em Hamburgo já criou imagens e momentos memoráveis entre os líderes das grandes potências mundiais, que se esforçam para parecerem grandes amigos, apesar das divergências por vezes enormes.

- O "beijo" de Trump e Macron

O galante presidente francês, Emmanuel Macron, de 39 anos, estava totalmente à vontade no evento, cumprimentando com cumplicidade e efusividade líderes do mundo todo.

Mesmo assim, surpreendeu sua saudação especialmente cordial ao presidente americano Donald Trump, chegando tão perto de sua bochecha que alguns interpretaram como um beijo. Vários analistas e a imprensa presente em Hamburgo ainda estão discutindo se foi ou não um afago.

De qualquer forma, ficou clara a sintonia entre os dois na foto de família, em que Macron decidiu sair de seu lugar oficial para ficar ao lado de Trump e não deixar seu "amigo" sozinho no canto.

Angela Merkel, Emmanuel Macron e Donald Trump durante reunião do G-20 - Kai Pfaffenbach/Reuters - Kai Pfaffenbach/Reuters
Angela Merkel, Emmanuel Macron e Donald Trump durante reunião do G-20
Imagem: Kai Pfaffenbach/Reuters

- Aplausos para Trump

Mas não foi só trabalho. Os líderes mundiais também tiveram momentos de respiro, como o concerto de gala na Elbphilharmonie, prestigiosa sala de concertos de Hamburgo, onde escutaram a nova sinfonia de Beethoven.

Ao entrar, Trump pareceu receber uma salva de palmas do público, e respondeu com um sorriso largo e satisfeito.

A imprensa presente no local indicou, contudo, que os aplausos eram dirigidos ao francês Macron.

A chanceler alemã, Angela Merkel, conversa com o presidente da Rússia, Vladimir Putin -  John Macdougall/AFP -  John Macdougall/AFP
A chanceler alemã, Angela Merkel, conversa com o presidente da Rússia, Vladimir Putin
Imagem: John Macdougall/AFP

- Revirada de olhos de Merkel

A chanceler alemã Angela Merkel, anfitriã do encontro, e o presidente russo Vladimir Putin tiveram uma conversa bem animada antes de uma das conferência da reunião de cúpula.

Com um dedo em riste, o russo parecia estar dando uma lição sobre um tema importante. Normalmente pouco expressiva, Merkel reagiu com uma marcante revirada de olhos. As imagens da conversa viralizaram na internet.

Merkel e Putin se encontram durante reunião do G-20 em Hamburgo, na Alemanha - Philippe Wojazer/AFP - Philippe Wojazer/AFP
Merkel e Putin se encontram durante reunião do G-20 em Hamburgo, na Alemanha
Imagem: Philippe Wojazer/AFP
 

- Dia de azar de Melania

 primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, tinha agendado com um encontro com os demais cônjuges na última sexta-feira (7), em um cruzeiro na cidade portuária. Mas o caos instaurado nas manifestações obrigaram Melania a ficar em casa, sem poder sair por motivos de segurança.

Quando finalmente pôs os pés na rua, seu marido estava trancado em reunião com o presidente russo Vladimir Putin.

A primeira-dama dos EUA, Melania Trump (ao centro) - Axel Schmidt/AP - Axel Schmidt/AP
A primeira-dama dos EUA, Melania Trump (ao centro)
Imagem: Axel Schmidt/AP

"Havia tantos assuntos na mesa (...) Eles quiseram tratar de tudo. Nenhum dos dois queria parar" de falar, disse o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, após a reunião de duas horas e quinze minutos de duração.

"Acho que mandaram chamar a primeira-dama para ver se ela podia tirá-los dali, mas não adiantou (...) Eles falaram por mais uma hora", garantiu.