Topo

Imagens mostram que Coreia do Norte produziu mais plutônio que estimado

Airbus Defense & Space and 38 North/Handout via REUTERS
Imagem: Airbus Defense & Space and 38 North/Handout via REUTERS

Em Seul

15/07/2017 01h48

Imagens da principal instalação nuclear da Coreia do Norte divulgadas neste sábado (15) revelam que o país produziu mais plutônio para seu programa armamentista do que o estimado. As informações são do site "38 North", um sistema de monitoramento americano ligado à Universidade Johns Hopkins.

As imagens térmicas da unidade nuclear de Yongbyon mostram que tubos de combustível nuclear foram reprocessados ao menos duas vezes entre setembro e junho passados. "O Laboratório Radioquímico operou de maneira intermitente e ao que parece houve duas campanhas de reprocessamento para produzir uma quantidade não determinada de plutônio capaz de incrementar o arsenal norte-coreano de armas nucleares".

A Coreia do Norte desativou o reator de Yongbyon em 2007, como parte do acordo de desarmamento em troca de ajuda externa, mas voltou a reativá-lo após o terceiro teste nuclear norte-coreano, em 2013.

O "38 North" também detectou um incremento da atividade nas instalações de enriquecimento de urânio de Yongbyon, mas não está claro se foi uma tentativa de obter elementos para armas ou um procedimento de manutenção.

A Coreia do Norte já realizou cinco testes nucleares desde 2006 e lançou com sucesso, na semana passada, um míssil balístico intercontinental capaz de transportar uma ogiva nuclear.

Um porta-voz da chancelaria norte-coreana declarou na sexta (14) que o "notável sucesso" do último teste de míssil demonstrou a capacidade de Pyongyang para "aniquilar os Estados Unidos com apenas um golpe contra o coração de seu território continental caso o país não atue com cordura".