Topo

Vietnamitas que tentavam desarmar bomba americana morrem após explosão

Bomba da época da guerra com os EUA matou seis pessoas no Vietnã - Xinhua/VNA
Bomba da época da guerra com os EUA matou seis pessoas no Vietnã Imagem: Xinhua/VNA

Da AFP

Em Hanói (Vietnã)

18/08/2017 10h45

Seis vietnamitas, incluindo três crianças morreram na explosão de uma bomba americana da época da guerra do Vietnã que as vítimas tentavam desmontar.

"A razão da explosão, que deixou seis mortos, foi a tentativa das vítimas de desmontar a bomba", informou o site oficial do governo VGPNews.

As vítimas eram habitantes da cidade de Ta Luong, na província de Khanh Hoa, centro do Vietnã, que descobriram a bomba em uma área de plantação.

A explosão também deixou dois feridos e destruiu uma casa.

Desde o fim da guerra do Vietnã em 1975, mais de 42.000 pessoas morreram e mais de 62.000 ficaram feridas no Vietnã em consequência da explosão de bombas americanas que não foram detonadas no momento do lançamento e outras munições, de acordo com números oficiais do governo.

Muitas bombas, que permaneceram enterradas por muitos anos, explodiram quando os camponeses aravam a terra ou tentavam desmontar os artefatos, para recuperar e vender o metal e o material explosivo.

De acordo com o governo vietnamita, metade das 15 milhões de toneladas de bombas lançadas pelos americanos durante a guerra estão enterradas, sobretudo na região central do país.