Topo

Fazendeiros sul-africanos são condenados por tentar colocar homem negro em caixão

Theo Martins Jackson (esq.) e Willem Oosthuizen (dir.) no tribunal em 2016 - AP
Theo Martins Jackson (esq.) e Willem Oosthuizen (dir.) no tribunal em 2016 Imagem: AP

Em Middelburg (África do Sul)

25/08/2017 09h59

Dois fazendeiros brancos foram declarados culpados na África do Sul de tentativa de prender um homem negro, vivo, em um caixão, um ato que gravaram em um vídeo que provocou uma onda de indignação no país.

"Declaro os dois acusados culpados de tentativa de assassinato", anunciou a juíza Segoptje Mphalele, do tribunal de Middelburg (nordeste), em uma sala de audiências lotada, que aplaudiu a decisão.

Os dois fazendeiros, Willem Oosthuizen e Theo Martins Jackson, também foram declarados culpados de sequestro, agressão e intimidação.

Jovem negro Victor Mlotshwa é colocado vivo dentro de um caixão pelos fazendeiros brancos  Willem Oosthuizen e Theo Martins Jackson, na África do Sul, em 2016 - Reprodução - Reprodução
Vídeo chocante gerou a prisão dos fazendeiros
Imagem: Reprodução

Os acusados se declararam inocentes e compareceram ao julgamento em liberdade, depois que pagaram uma multa em julho.

O caso explodiu depois que que um vídeo de 20 segundos foi divulgado na internet. As imagens mostram um homem negro, Victor Mlotshwa, vivo dentro de um caixão.

Um homem branco tenta fechar o caixão, enquanto a vítima grita e tenta impedir a todo custo.

Durante o anúncio da decisão, jovens do partido Congresso Nacional Africano, que governa o país, protestaram diante do tribunal com caixões improvisados.

"Não há espaço para o racismo em nossa democracia", "a vida dos negros importa", afirmavam alguns cartazes exibidos pelos manifestantes.

Quase 25 anos depois do fim oficial do regime segregacionista do apartheid, os ataques racistas persistem na África do Sul, especialmente em zonas rurais.