Topo

Absolvição de policial que matou um negro gera protestos violentos nos EUA

Policiais usaram gás lacrimogêneo contra um grupo de manifestantes - Michael B. Thomas/Getty Images/AFP
Policiais usaram gás lacrimogêneo contra um grupo de manifestantes Imagem: Michael B. Thomas/Getty Images/AFP

Em Washington

16/09/2017 10h56

Dez policiais ficaram feridos e 23 pessoas foram detidas durante um protesto em St. Louis, no Missouri, meio-oeste dos Estados Unidos, após a absolvição, na sexta-feira (15), de um ex-policial branco pela morte de um homem negro.

As forças da ordem usaram gás lacrimogêneo contra um grupo de manifestantes que danificou propriedades públicas e privadas, informou a polícia local.

Na sexta-feira, Timothy Wilson, juiz de St. Louis, absolveu o ex-oficial de Polícia Jason Stockley das acusações de assassinato de Anthony Lamar Smith, um suposto traficante de drogas morto em uma perseguição policial.

Homem é detido pela polícia durante um protesto em St. Louis - Jeff Roberson/AP - Jeff Roberson/AP
Homem é detido pela polícia durante um protesto em St. Louis
Imagem: Jeff Roberson/AP

Wilson considerou que a Promotoria não havia conseguido demonstrar, sem deixar qualquer dúvida, que o policial não agiu em legítima defesa.

Os manifestantes se juntaram rapidamente perto do tribunal para protestar contra o veredicto. O ato começou de forma pacífica, aos gritos de "sem justiça não há paz".

Stockley garantiu ter visto Lamar Smith tentando pegar um revólver de seu carro. No entanto, a arma não aparece nas imagens da câmera instalada na viatura, nas que foram feitas por celular por uma testemunha, nem nas da câmera de vigilância de um restaurante próximo.

Baseando-se em "quase 30 anos de experiência no tribunal", o juiz Wilson considerou que, "se um traficante urbano de heroína que não tivesse uma arma de fogo, seria uma anomalia".