Topo

Duas mulheres morrem do coração no novo terremoto na Cidade do México

Henry Romero/Reuters
Imagem: Henry Romero/Reuters

23/09/2017 13h11

Duas mulheres morreram neste sábado (23) por infarto durante o tremor de 6,1 graus registrado na Cidade do México, depois do terremoto de 7,1 graus que deixou cerca de 300 mortos na terça-feira (19).

Uma das mulheres, de 80 anos, se encontrava em um bairro do centro da capital e, ao correr para sair de seu apartamento, sofreu o infarto, informou o jornal Reforma. Segundo os vizinhos, nessa área onde o terremoto anterior provocou o desabamento de vários prédios, o tremor foi bem perceptível.

A outra mulher, de 52 anos, saiu correndo de seu edifício no sul da cidade e, ao chegar à rua, caiu ao chão diante do imóvel, segundo o mesmo jornal.

Novo tremor
O Serviço Sismológico Nacional, que preliminarmente havia informado uma magnitude de 6,4, informou que o movimento teve seu epicentro em Union Hidalgo, no Estado de Oaxaca, no sul do país. O terremoto ocorreu por volta das 7h53 no horário local (9h53 em Brasília).

Os alarmes soaram quase um minuto antes de o tremor chegar à Cidade do México, o que permitiu que muitos dos moradores da capital deixassem suas casas. O tremor obrigou as equipes de socorro a pararem os trabalhos de buscas das vítimas do fenômeno anterior. A Defesa Civil do país informou que, até o momento, não foram reportados maiores danos na capital

O México ainda trabalha na busca por sobreviventes do tremor da última terça que, segundo dados atualizados neste sábado, matou 298 pessoas. As vítimas estavam na capital do país, a Cidade do México (160), e nos Estados de Morelos (73), Puebla (45), Estado do México (13), Guerrero (6) e Oaxaca (1).

Quando uma região é atingida por um forte terremoto, é normal que ocorram as chamadas "réplicas", que normalmente são de baixa intensidade, mas que podem ser quase tão fortes quanto o tremor inicial.

*Com informações da AFP, Ansa e EFE