Topo

Hackers da Coreia do Norte roubaram documentos de militares do Sul, diz jornal

24.abr.2014 - O líder norte-coreano Kim Jong-un (de preto) acompanha treinamento militar em foto divulgada pela agência oficial KCNA - KCNA via Reuters
24.abr.2014 - O líder norte-coreano Kim Jong-un (de preto) acompanha treinamento militar em foto divulgada pela agência oficial KCNA Imagem: KCNA via Reuters

Em Seul

10/10/2017 08h22

Hackers roubaram centenas de documentos militares sul-coreanos confidenciais, incluindo planos de ação elaborados com os Estados Unidos no caso de uma guerra, informa o jornal sul-coreano Chosun Ilbo.

De acordo com a publicação, que cita o deputado Rhee Cheol-Hee, do Partido Democrata que governa o país, hackers norte-coreanos conseguiram entrar na intranet do exército em setembro de 2016 e retiraram 235 gigabytes de dados sensíveis.

Entre os documentos figuram o Plano Operacional 5015, o mais recente plano de ação de Washington e Seul, que inclui projetos de ataques contra o dirigente norte-coreano Kim Jong-un.

A informação foi divulgada em um momento de grande tensão na península, em um contexto de reiteradas ameaças entre o presidente americano Donald Trump e a Coreia do Norte, que prossegue com seus programas nucleares e balísticos apesar das sanções internacionais.

Coreia: uma península dividida em dois; entenda

AFP