Topo

Papa Francisco passeia de riquixá em Bangladesh

Vincenzo Pinto/AFP
Imagem: Vincenzo Pinto/AFP

Em Dacca

01/12/2017 12h38

Após o "papamóvel", o "papariquixá". Nesta sexta-feira, o papa Francisco passeou neste ciclotáxi, um meio de transporte muito popular no sul da Ásia, durante sua visita de três dias a Bangladesh.

Antes de um encontro interreligioso na residência do arcebispo de Daca, o pontífice de 80 anos percorreu algumas dezenas de metros sentado na parte de trás de um colorido riquixá. O veículo, totalmente novo, foi personalizado com barreiras de segurança para a ocasião.

"Ele sorriu todo o caminho, estou certo de que apreciou o trajeto", declarou à AFP o padre Augustine Bulbul Rebeiro, que seguiu esta incomum procissão papal a pé.

papa - Vincenzo Pinto/AFP - Vincenzo Pinto/AFP
Imagem: Vincenzo Pinto/AFP

O condutor da bicicleta pareceu encantado em poder guiar um passageiro tão prestigiado, que agradeceu-lhe. "Não sei como expressar minha alegria! Estou tão excitado!", exclamou Sagar Corraya.

Durante a precedente visita papal, que remonta a 1986, João Paulo II também passou em um riquixá. Em Bangladesh, estes táxis baratos e muito numerosos são frequentemente decorados em todas as cores.

Veja também:


Cultivando sua imagem de "papa dos pobres", Francisco celebrou esta manhã uma grande missa ao ar livre em Daca.

Em uma atmosfera simples e festiva, o chefe da Igreja Católica presidiu uma cerimônia diante de 100 mil fiéis da pequena comunidade católica de Bangladesh, país de 160 milhões de habitantes entre os mais pobres do planeta.