Topo

Pyongyang acusa Washington de "chantagem"

09/12/2017 08h13

Seul, 9 dez 2017 (AFP) - A Coreia do Norte acusou o governo dos Estados Unidos de "chantagem nuclear" nas conversações com um alto representante da ONU, mas aceitou uma comunicação frequente com as Nações Unidas, informou a imprensa estatal norte-coreana.

O diplomata americano Jeffrey Feltman, secretário-geral adjunto da ONU para Assuntos Políticos, desembarcou neste sábado em Pequim após uma visita de cinco dias a Pyongygang com o objetivo de reduzir a crise na península coreana.

Esta visita excepcional começou uma semana depois do lançamento pela Coreia do Norte, em 28 de novembro, de um míssil balístico intercontinental (ICBM) capaz de alcançar o território continental dos Estados Unidos, segundo os especialistas.

Leia também:


Durante a visita, a primeira de um alto diplomata da ONU desde 2010, Feltman se reuniu com o ministro das Relações Exteriores Ri Yong-Ho e seu vice-ministro Pak Myong-Kuk, anunciou a agência estatal norte-coreana KCNA.

"Durante as reuniões, declaramos que a política de hostilidade dos Estados Unidos a respeito da RPDC e sua chantagem nuclear são responsáveis pela atual situação de tensão na península coreana", afirmou a agência.

Além disso, a República Popular Democrática da Coreia (RPDC, nome oficial da Coreia do Norte) estabeleceu com a ONU "regularizar as comunicações para visitas a diversos níveis", destacou a KCNA.

A agência não mencionou nenhum encontro com o líder norte-coreano Kim Jong Un.

Feltman fez a visita pouco depois do maior exercício aéreo conjunto já realizado entre Estados Unidos e Coreia do Sul.

Para Pyongyang, as manobras regulares organizadas por Washington na península ao lado das forças sul-coreanas "mostram sua intenção de preparar um ataque nuclear preventivo surpresa contra a RPDC", indicou a KCNA.

Feltman não fez nenhuma declaração aos jornalistas que o aguardavam no aeroporto de Pequim neste sábado.

#LigadoNoMundo: Qual o tamanho da ameaça nuclear hoje?

UOL Notícias